Muitos profissionais possuem dúvida sobre o que é e o que não é função do Social Media no trabalho de comunicação de uma empresa.
O objetivo principal do Social Media é atualizar, monitorar e gerar conteúdo para as páginas oficiais de uma marca ou empresa nas redes sociais.
Alguns fazem tarefas a mais por ser conveniente, mas deve ser combinado antes do momento da contratação.
De qualquer forma, é importante que todos que desejam seguir a carreira de Social Media saibam o que realmente é função dele e o que não é.
Fazer textos
A partir da estratégia, o Social Media traça um plano de conteúdos que alcancem o objetivo do cliente. As pautas desses conteúdos podem ou não serem sugeridas pelo Social Media, mas não obrigatoriamente, desenvolvidas.
A função do produtor de conteúdo é escrever os textos, faz gravação de vídeo e grava os áudios e sons de acordo com a estratégia de conteúdo planejada definida entre a empresa e o Social Media.
A criação destes tipos de materiais, se coerentes com conhecimentos do Social Media contratado, pode ser incluída nas demandas, por um custo extra, e definidas previamente em contrato.
Atendimento ao seguidor
O Social Media não tem como função gerar relacionamento com o cliente via os chats da empresa.
Exemplo: responder direct’s, conversar com clientes.
A não ser que esta demanda esteja de acordo previamente em contrato, inclusive os pontos definidos de conversa.
Isso geralmente é aprovado pelo Social Media, por um custo extra e horários de atendimento determinados no comercial, quando o Social Media tem experiências e conhecimentos com a área da empresa.
Exemplo, nossa Social Media é Jornalista especialista em Marketing Digital.
Assumir tarefas de um assessor de imprensa
O assessor de imprensa tem como principal função fazer com que o cliente tenha um relacionamento com a imprensa.
O Social Media deve estar com os objetivos alinhados com o assessor. Assim, os conteúdos produzidos vão condizer com o discurso do assessor com a imprensa.
Sendo assim, não é função do Social Media planejar como o cliente chega na imprensa.