Em suma, o jornalismo colaborativo é a participação da sociedade nos espaços jornalísticos. Com a digitalização do jornalismo, é cada vez mais possível que o leitor envie conteúdos de caráter jornalístico para o profissional.
No jornalismo tradicional, o leitor recebe os conteúdos jornalísticos de forma passiva, através de um meio de comunicação.
Com o jornalismo digital, a dinâmica mudou.
A população não só possui formas mais dinâmicas de receber o conteúdo, mas também possui alternativas de enviar informações para o veículo.
Assim, o jornalismo colaborativo acontece. Uma forma orgânica de fazer jornalismo com a presença da população, auxiliando na democracia e no compartilhamento de informações.
Como funciona o Jornalismo Colaborativo
Assim como todas as produções jornalísticas, o profissional deve retirar as informações de uma fonte.
O comum é o jornalista buscar a fonte para retirar as informações.
No entanto, no jornalismo colaborativo a fonte procura o jornalista para compartilhar uma informação importante.
A fonte pode buscar o jornalista através das redes sociais. Por isso é tão importante que o profissional possua os seus conteúdos nas redes alinhado com o seu trabalho.
Assim, a fonte pode colaborar com uma declaração sobre um fato com imagens do acontecimento e até com áudios dos envolvidos que revelem informações.
Nesse caso, o jornalista reúne as informações e os dados e produz seu conteúdo.
O jornalismo colaborativo também auxilia para que o jornalista possa se relacionar com seu público alvo, entendendo as suas necessidades e conflitos.
Caso o jornalista erre no seu conteúdo, os seus leitores podem informá-lo sobre o erro com maior facilidade do que no jornalismo tradicional.
Só que pra isso, o Jornalista precisa entender antes de tudo, que o Jornalismo é um processo, e como todo processo as áreas de interligam, termos novos surgem e mais capacitações são exigidas, para se ter um resultado.
Principalmente com neste processo ocorrem atualizações, que é o caso da Comunicação digital, no qual inclusive veio essa possibilidade do Jornalismo Colaborativo, também conhecido como “Crowdsourcing“.