Para promover a conscientização do dono do veículo e dos mecânicos sobre a manutenção adequada, principalmente de veículos comerciais, muito exigidos no transporte de cargas, a Dana recomenda a verificação periódica dos itens de transmissão, a fim de evitar problemas mais sérios e onerosos, como é o caso do mancal central do cardan, que fica exposto ao ambiente e demanda cuidados.
Instalado sob o chassi dos caminhões e veículos 4×4, o mancal central é um componente fundamental do sistema de transmissão de força. Ajuda a absorver a vibração e trepidação e preservar a posição correta do eixo cardan. É um suporte fabricando em metal-borracha, formado por cavalete, coxim e rolamento. Tem projeto e características tecnológicas especiais para resistir ao contato com lama, água além de suportar as altas rotações do eixo.
Devido a sua posição de instalação, o mancal central fica exposto as intempéries, e às condições das ruas e estradas, pedras, poeira, obstáculos e outros detritos, sendo exposto à situações que não raro, são extremas. Caso sofra danos pode comprometer o bom funcionamento de outros componentes, como tubo, garfo, ponteira, luva, flange, cruzeta e termina e do próprio eixo cardan.
Substituir um mancal central é um procedimento simples e rápido, que pode ser realizado de forma segura em um cardanzeiro ou mecânico capacitado. São 6 etapas:
- remoção do cardan
- desmontagem da ponteira fixa
- desmontagem do mancal central
- instalação do rolamento e do mancal central
- montagem da ponteira fixa
- e reinstalação do cardan no veículo.
A lubrificação inadequada ou o reaproveitamento das abraçadeiras (peças de acoplamento) ou parafusos é outro ponto de extremo cuidado, pois também pode causar a falha do cardan ou até a separação do cardan do veículo. Um cardan separado do veículo pode causar acidentes graves, então a regra é simples: ao substituir componentes, descarte abraçadeiras e parafusos e os substitua por peças novas, e se a cruzeta for lubrificável, faça isso. O custo desta etapa é muito baixo se comparado com a segurança do veículo – não vale o risco.
A aplicação da graxa correta é outro ponto de atenção para caminhões pesados e máquinas. Geralmente, esses equipamentos utilizam lubrificantes para eixos do tipo EP-1 ou EP-2, feitos à base de sabão de lítio. Já o modo de aplicação pode ser permanente ou não permanente, dependendo da preferência do usuário. Do mesmo modo que é essencial elaborar um plano de verificação do lubrificante, também é indicado criar um plano adequado de prevenção para todo o conjunto do eixo cardan.
A Dana recomenda que toda e qualquer manutenção nos componentes do sistema de transmissão requer maquinário adequado e conhecimento técnico, além do uso de EPI’s como luvas e óculos, e deve ser realizada por profissionais especializados com utilização de componentes marca Spicer, que oferecem qualidade comprovada e garantia de procedência.
Para auxiliar os profissionais do mercado de reparação automotiva, a Dana oferece a mais completa e acessível biblioteca técnica com manuais, vídeos, informativos e outras ferramentas de apoio e treinamento. No site da Spicer, os profissionais encontram amplo suporte e informação, saiba mais em www.spicer.com.br/dicas-tecnicas
Você sabia?
95% dos veículos comerciais produzidos no Brasil saem de fábrica com os cardans e mancais fabricados pela Dana, que também são oferecidos no mercado de reposição.
Apaixonados pela Reposição
A Dana é líder de mercado no fornecimento de sistemas tradicionais e eletrificados para veículos comerciais médios e pesados que ajudam clientes do mercado de reposição a obter o melhor peso, desempenho e eficiência, assim como o menor custo de propriedade, independentemente da configuração do conjunto de transmissão. Desenvolve, fabrica e distribui produtos no mercado de reposição combinando uma rede global de 18 Centros de Distribuição com 145 grandes operações de manufatura, prestando serviço e suporte especializados, uma rede de serviço mundial com milhares de profissionais locais, que atendem as demandas de produtos de reposição para automóveis, caminhões leves e pesados, ônibus e equipamentos fora-de-estrada.
Sobre a Dana
A Dana é líder mundial no fornecimento de sistemas de transmissão, vedação e gerenciamento térmico com alta tecnologia que melhoram a eficiência e o desempenho de veículos e máquinas e facilitam a propulsão de veículos convencionais, híbridos e elétricos. A Dana equipa seus clientes com sistemas críticos de acionamento e movimento; tecnologias eletrodinâmicas e de energia; e soluções térmicas, de vedação e digitais.
Fundada em 1904 e com sede em Maumee, em Ohio, nos Estados Unidos, a empresa emprega mais de 38.000 pessoas em 34 países e 6 continentes que se dedicam a entregar valor para seus clientes, em relações de longo prazo, incluindo praticamente todos os fabricantes de veículos do mundo. Na América do Sul, tem operações na Argentina, Brasil, Colômbia e Equador que empregam cerca de 5.000 pessoas. Presente há 75 anos no Brasil, tem operações em Gravataí (RS), Campinas, Jundiaí, Limeira e Sorocaba (SP).
No mercado da reposição tem uma história de 75 anos de investimentos no Brasil, com produtos que são sinônimos de qualidade e tradição através das marcas Spicer, Victor Reinz e Albarus.
Saiba mais em
www.dana.com.br/aftermarket.
Contato de Mídia
Relações Públicas e Imprensa para o Aftermarket Automotivo
Carla L. Nórcia
Cel. +55 11 98441-4243
e-mail: carla.norcia@insighttrade.com.br
Prezado colega, você também pode acessar esse e outros conteúdos em www.dananoar.com.br