A Fundação Gabo abriu inscrições para a 12ª edição do Prêmio Gabo de Jornalismo, que reconhece e valoriza trabalhos jornalísticos da região da Ibero-América. As inscrições vão até 29 de fevereiro.
O tema deste ano será O jornalismo vive. Segundo a organização do prêmio, o tema tem o objetivo de valorizar o trabalho da categoria em meio a constantes ataques e tentativas de censura, além da grande capacidade de adaptação do jornalismo às plataformas digitais e à revolução tecnológica e o combate à desinformação.
O Prêmio Gabo tem cinco categorias: Texto, Fotografia, Áudio, Imagem e Cobertura. Serão três finalistas por categoria, que receberão oito milhões de pesos colombianos (cerca de R$ 10 mil) e serão convidados para o Festival Gabo 2024, realizado de 5 a 7 de julho na cidade de Bogotá.
Os vencedores das cinco categorias serão anunciados durante o Festival Gabo 2024. Eles serão premiados com 35 milhões de pesos colombianos (aproximadamente R$ 43,6 mil), um diploma de credenciamento e uma cópia da escultura Gabriel, da autoria do artista colombiano Antonio Caro. A estatueta homenageia Gabriel García Márquez, criador da Fundação Gabo.
No ano passado, A Repórter Brasil venceu o Prêmio Gabo na categoria Cobertura, com a reportagem Nome aos Bois, que revela irregularidades ambientais e trabalhistas de dez dos principais pecuaristas do Brasil.
Fonte: Portal dos Jornalistas