Com estratégias reformuladas, portfólio reestruturado e inovações digitais, a empresa consolida sua presença nos principais distribuidores e projeta expansão contínua no mercado automotivo
A Dana celebra um marco significativo no aftermarket brasileiro, com um crescimento das vendas em mais de 100% nos últimos quatro anos. Esse desempenho reflete o foco estratégico da empresa no setor desde 2017, com uma reestruturação inicial e uma reformulação robusta nos últimos anos, que incluiu a reorganização da equipe, novas estratégias de mercado e a consolidação de sua base de clientes nos principais players de distribuição do país.
“Nosso crescimento é resultado de um trabalho consistente para estarmos mais próximos dos clientes e entregar soluções que realmente fazem a diferença. Reorganizamos nosso portfólio e fortalecemos o pós-venda com iniciativas inovadoras, sempre mantendo a qualidade que o mercado espera da Dana”, afirma Marcelo Rosa, Head para o Aftermarket na América do Sul.
A Dana reestruturou seu portfólio de produtos, e quer consolidar sua liderança em categorias-chave como barramentos, eixos cardans, eixos diferenciais e juntas homocinéticas, além das juntas de motor Victor Reinz, agora também no Brasil. A empresa também está investindo fortemente no pós-venda, com iniciativas como a Dana Training Academy, que capacita profissionais do setor, o Frota Diamante Spicer, voltado para frotistas, e o recém-lançado Portal Universo Dana. Essa plataforma digital, integrada com inteligência artificial, oferece suporte técnico em tempo real via WhatsApp, respondendo em segundos a dúvidas sobre procedimentos, catálogos e dicas técnicas, reforçando a proximidade com reparadores e distribuidores.
A presença nos principais distribuidores foi ampliada, garantindo capilaridade e agilidade no atendimento. “Estamos construindo uma base sólida para o futuro, com inovação e parceria. O aftermarket brasileiro é dinâmico, e a Dana está pronta para liderar essa evolução”, complementa Rosa que projeta um crescimento ainda maior até 2030.
Na Automec 2025, que acontece de 22 a 26 de abril no São Paulo Expo, a Dana apresentará conquistas e perspectivas no estande E200, com uma estrutura interativa que destaca seu portfólio e soluções digitais. A empresa reforça seu compromisso em oferecer produtos de alta performance e serviços que impulsionam o mercado de reposição, mantendo uma trajetória de crescimento sustentável e alinhada às necessidades do setor.
Serviço
Evento: Automec 2025
Estande Dana: E200
Data: 22 a 26 de abril de 2025
Local: São Paulo Expo, São Paulo, SP
Credenciamento: Gratuito até 19 de abril; ingressos cobrados de 20 a 26 de abril
Se é Dana, então manda
A Dana é líder de mercado no fornecimento de sistemas tradicionais e eletrificados para veículos comerciais médios e pesados que ajudam clientes do mercado de reposição a obter o melhor peso, desempenho e eficiência, assim como o menor custo de propriedade, independentemente da configuração do conjunto de transmissão. Desenvolve, fabrica e distribui produtos no mercado de reposição combinando uma rede global de 18 Centros de Distribuição com 145 grandes operações de manufatura, prestando serviço e suporte especializados, uma rede de serviço mundial com milhares de profissionais locais, que atendem as demandas de produtos de reposição para automóveis, caminhões leves e pesados, ônibus e equipamentos fora-de-estrada.
Sobre a Dana
Dana é líder no projeto e fabricação de soluções de propulsão e gerenciamento de energia altamente eficientes que alimentam veículos e máquinas em todos os mercados de mobilidade em todo o mundo. A empresa ajuda a moldar o progresso sustentável através das suas soluções de energia limpa e convencionais que apoiam praticamente todos os fabricantes de veículos mundiais com sistemas de transmissão e movimento; tecnologias eletrodinâmicas, incluindo software e controles; e soluções térmicas, de vedação e digitais.
Com sede em Maumee, Ohio, nos EUA, a empresa reportou vendas de 10,3 bilhões de dólares em 2024, com 39.600 pessoas em 30 países em seis continentes. Com uma história iniciada em 1904, a Dana foi nomeada entre as “Empresas Mais Éticas do Mundo” em 2024 pela Ethisphere e como uma das “Empresas Mais Responsáveis da América do Norte em 2023” pela Newsweek. A empresa é impulsionada por uma cultura de alto desempenho que se concentra em valorizar uns aos outros, inspirar a inovação, crescer com responsabilidade e vencer juntos, ganhando reconhecimento global como um empregador de primeira linha.
Na América do Sul, tem operações na Argentina, Brasil, Colômbia e Equador que empregam cerca de 5.000 pessoas. Presente há 77 anos no Brasil, tem operações em Gravataí (RS), Campinas, Jundiaí, Limeira e Sorocaba (SP).
No mercado da reposição tem uma história de 77 anos de investimentos no Brasil, com produtos que são sinônimos de qualidade e tradição através das marcas Spicer, Victor Reinz e Albarus. Saiba mais em www.dana.com.br/aftermarket
Contato de Mídia, Relações Públicas e Imprensa para o Aftermarket Automotivo
Mariana Duarte
Cel. +55 11 96366-6564
e-mail: mariana.duarte@insighttrade.com.br