De acordo com o mais recente levantamento do Índice de Preços Ticket Log (IPTL), referente a primeira quinzena de março, a gasolina comercializada nos postos de abastecimento do Sudeste apresentou um acréscimo de 7,3% no preço médio, após alta anunciada no último dia 10. No início da quinzena, o combustível vinha sendo distribuído a R$ 6,990. Após o reajuste, a gasolina chegou a R$ 7,503 nas bombas.
Apesar do cenário de alta nos preços, a região deixou de comercializar a gasolina mais cara quando comparada a fevereiro, dando lugar ao Nordeste nos primeiros dias de março. No balanço nacional, o etanol no Sudeste iniciou o mês com média de R$ 5,290. Após o dia 10, o preço subiu para R$ 5,369, aumento de 1,5%.
No balanço por Estado, assim como no fechamento de fevereiro, a gasolina distribuída nos postos de abastecimento do Rio de Janeiro figurou como a mais cara da região, a R$ 7,275, alta de 0,58%. Já em São Paulo, o combustível foi comercializado pelo menor preço médio, a R$ 6,475, apesar do aumento de 1,03% registrado em relação a fevereiro – o maior entre os quatro estados.
O etanol mais caro foi encontrado nas bombas capixabas, a R$ 5,829. Em contrapartida, os postos paulistas comercializaram o combustível mais barato na primeira quinzena do mês, a R$ 4,529.
“Com a alta registrada no preço médio da gasolina, o combustível, quando comparado ao etanol, compensou no bolso dos motoristas que abastecem apenas em dois estados da região, sendo eles Espírito Santo e Rio de Janeiro. Para os paulistas e mineiros que buscam por uma opção mais econômica, o etanol é o ideal, conforme o Índice de Preços Ticket Log”, aponta Douglas Pina, Head de Mercado Urbano da Edenred Brasil.
O diesel comum e o diesel S-10 foram comercializados pelo maior preço médio nos postos de abastecimento de Minas Gerais, a R$ 5,988 e R$ 6,116, respectivamente. Já no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, foram encontradas as menores médias para os combustíveis. O tipo comum foi comercializado a R$ 5,732 nas bombas capixabas e o tipo S-10 a R$ 5,843 nos postos fluminenses.
No balanço nacional, os dois tipos de diesel iniciaram o mês com médias de R$ 5,831 e R$ 5,931. Após a alta anunciada, os preços saltaram para R$ 6,734 o primeiro e R$ 6,824 o segundo – um aumento de 15,5% e 15%, respectivamente.
O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Ticket Log, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: 1 milhão ao todo, com uma média de oito transações por segundo. A Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.
Variações e correlação gasolina x etanol
Sobre a Ticket Log
A Ticket Log compõe a linha de negócios de Frota e Mobilidade da Edenred Brasil. Disponível para companhias de todos os portes e segmentos, a marca conecta empresas e pessoas por meio de soluções inovadoras e digitais de gestão de frotas e mobilidade, com o objetivo de simplificar processos e rotinas com informação, inteligência e de forma mais sustentável.
Com mais de 30 anos de experiência no mercado e 30 mil empresas clientes, a Ticket Log administra 1 milhão de veículos e quase 2,5 bilhões de litros de combustível por ano. Além disso, conta com uma rede de aceitação de mais de 43 mil parceiros credenciados, entre os quais, postos de combustíveis, oficinas mecânicas e outros serviços de mobilidade, como transporte individual e aluguel de bicicletas.
A Ticket Log também disponibiliza ao mercado o IPTL, um índice nacional sobre a variação de preço dos combustíveis, levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos de todo o Brasil credenciados à marca.
A marca é parte da Edenred, plataforma global e digital de serviços de meios de pagamento que atua como companheira de todas as horas para os trabalhadores, empresas e comerciantes. Líder em seu segmento, conecta mais de 50 milhões de usuários, 2 milhões de estabelecimentos e aproximadamente 900 mil empresas clientes, em 46 países.