Média de idade de automóveis é de 10 anos
Um estudo feito pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), mostrou que os carros conduzidos no país têm, tem a frota mais velha dos últimos 25 anos: em média, possuem 10,2 anos – pior resultado desde 1995. E isso é ruim: quanto mais velhos, maior a chance de se envolverem em acidentes e de emitir mais poluição se não forem bem cuidados.
O envelhecimento está ligado ao minúsculo crescimento da frota de automóveis no ano passado por causa da crise sanitária, pois diminui a entrada de modelos novos no mercado, aumentando a idade da frota.
A pandemia do coronavírus ocasionou uma queda de 28,6% nas vendas de automóveis novos em 2020. Tirando a taxa de mortalidade (carros com perda total ou desmanches), o total de carros em circulação soma 38,1 milhões de unidades, aumento de apenas 0,5% em relação a 2019. É o menor porcentual de crescimento desde o início dos anos 2000 quando a entidade começou a publicar esse indicador no relatório sobre a frota brasileira. O que acontece é que carros mais velhos têm maior possibilidade de apresentar defeitos e provocar acidentes, lentidão no trânsito e emitir mais poluentes sem as manutenções corretas.
Histórico
Em 1995, a idade média dos automóveis bateu em 10,3 anos. Desde então, foram 18 anos de rejuvenescimento, chegando a 8,6 anos em 2013. A trajetória de renovação foi interrompida na crise econômica de 2014 e seguiu até o ano passado, mesmo com a pandemia derrubando as vendas. Fábricas e revendas ficaram fechadas no período mais crítico de contaminações. O consumidor se retraiu diante do aumento do desemprego e das incertezas para o futuro.
Sexta maior frota do mundo
Um ano antes da crise de 2014, a participação na frota dos automóveis com até três anos de uso, considerados seminovos, era de 27%, número que caiu para 15% em 2020.
A fatia daqueles com mais de dez anos passou de 35% para 44%, enquanto a dos intermediários, com quatro a dez anos, subiu de 38% para 41% do total em circulação.
A frota total, incluindo comerciais leves, caminhões e ônibus, soma 46,2 milhões de veículos, alta de apenas 0,7% em relação a 2019 e também o menor crescimento da série.
Ainda assim, é a sexta maior entre todos os países, atrás de EUA, China, Japão, Rússia e Alemanha. A idade média do total de veículos que rodam pelo país é de 10 anos.
O envelhecimento da frota circulante, por outro lado, melhora o desempenho do mercado de reposição de peças. O estudo, que é anual, justamente, subsidia os fabricantes de autopeças, que, sabendo a quantidade e a idade média dos veículos, programam sua produção do ano.