O setor automotivo sofreu diversos altos e baixos em relação a vendas. Segundo pesquisa feita pela AutoForce, o primeiro trimestre deste ano demonstrou queda de 6,25% na busca por veículos novos e seminovos, comparado ao mesmo período de 2021. Alguns dos motivos estão a alta dos combustíveis, a crise dos semicondutores e os conflitos entre Ucrânia e Rússia.
O estudo teve como base cerca de 550 concessionárias e analisou cerca de 100 mil consumidores. O maior impacto ocorreu em janeiro, apresentando 34,2 mil, comparado a 40,7 mil pesquisas no mesmo período em 2021.
A expectativa para os próximos meses é de recuperação. Os resultados do mês de março mostram que o cenário é otimista. O número de possíveis consumidores foi de 34,4 mil, cerca de 1,2 mil a mais do que os primeiros meses do ano passado.
“O mercado automotivo está em constante mudança e é visível como os consumidores estão buscando novas possibilidades para se adaptar, seja priorizando os modelos seminovos, apostando no mercado de duas rodas ou até veículos mais econômicos. Essas mudanças tornam ainda mais relevante a necessidade de potencializar e digitalizar os processos de vendas, levando a transformação digital para que revendedores de automóveis proporcionem uma melhor experiência de compra ao cliente”, diz Tiago Fernandes, CEO e fundador da AutoForce.