A Stellantis, grupo automotivo formado a partir da união da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e do Grupo PSA Peugeot Citröen, reportou lucro líquido de 7,960 bilhões de euros no primeiro semestre de 2022, ante os 5,936 bilhões registrados no semestre
anterior. Na mesma base de comparação, a receita ficou em 88 bilhões de euros, 17% superior ao primeiro semestre do ano anterior.
A empresa não divulgou a entrega de veículos consolidada do período, nem o estoque total de automóveis.
Na América do Norte, houve um aumento de 30,81% na receita, devido à maior procura por veículos elétricos ou de baixa emissão de carbono. Já na América do Sul, a receita cresceu em 46,54% devido à maior procura pelas marcas Fiat e Jeep. Na Europa houve queda de 2,25% e na Ásia houve alta de 14,29%.
“Em um contexto global exigente, continuamos oferecendo um excelente desempenho e executando nossa estratégia de eletrificação. Estamos transformando a Stellantis em uma empresa de tecnologia de mobilidade sustentável que é adequada para o futuro”, disse o CEO da empresa, Carlos Tavares.
A Stellantis modificou suas projeções para o restante de 2022, com quedas de 8% nas vendas na América do Norte e 12% na Europa América do Sul e China, e projeta um aumento de 5% na Ásia. (Monitor do Mercado/Agência CMA/Vanessa Zampronho)