A Dana, líder mundial no fornecimento de sistemas de transmissão e vedação, é uma
das empresas que apoiam a nova certificação lançada pelo IQA – Instituto da Qualidade
Automotiva: a de profissionais da reparação automotiva.
A certificação reconhece aptidões técnicas por meio da avaliação de conhecimentos e
habilidades de profissionais que atuam em oficinas de reparação ou retífica de motores.
A iniciativa busca reconhecer a capacitação técnica por meio da avaliação de
conhecimentos baseados nas normas ABNT.
“Apoiamos esta importante iniciativa, que não apenas incentiva a capacitação
profissional do reparador, como eleva o nível dos serviços prestados para os clientes,
trazendo benefícios para todos e mais segurança”, explica Luis Pedro Ferreira, Diretor
de Relações Institucionais, Comunicação e Marketing da Dana.
A Certificação IQA é voluntária, dirigida para reparador automotivo e traz benefícios
para todos os envolvidos no setor, sejam profissionais de oficinas independentes ou de
concessionárias, incluindo fabricantes de autopeças e o próprio consumidor final, que
contará com mão de obra qualificada, avaliada e certificada por um organismo
especializado no setor automotivo, garantindo mais qualidade na prestação de serviços.
Quem pode se certificar?
O Certificado IQA para Reparadores pode ser obtido por qualquer profissional da área,
independente de diploma ou formação acadêmica específica. A avaliação é realizada
online e dependendo do resultado o profissional é certificado.
Qual a validade da certificação?
A certificação é um investimento, com validade de três anos, inicialmente. Após esse
período o profissional deve passar por recertificação, e por isso é imprescindível que
nesse período de tempo mantenha seus conhecimentos atualizados, uma vez que
surgem novas tecnologias todos os dias.
A tecnologia embarcada nos veículos requer conhecimentos cada vez mais específicos e
especializados para a sua manutenção e reparo. Ao mesmo tempo, a educação formal
dos profissionais é limitada à oferta da disponibilidade do mercado, como as escolas
técnicas públicas ou privadas, dos programas das montadoras (exclusivo aos
profissionais da sua rede) e das iniciativas de fabricantes de equipamentos e autopeças,
que com frequência ministram palestras e cursos