“Agir salva vidas” é o tema da Campanha Setembro Amarelo® de 2021, que promove ações para a valorização da vida e a prevenção ao suicídio. A iniciativa reúne entidades de psiquiatria, instituições públicas, entidades e empresas privadas de todo o território brasileiro. Idealizada e promovida pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, a campanha objetiva reduzir números tristes: no Brasil, ocorrem anualmente cerca de 13 mil suicídios, segundo a ABP. No mundo, são mais de 700 mil vítimas, de acordo com estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Cerca de 97% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, informa a ABP. Dentre estes, em primeiro lugar está a depressão, seguida por transtorno bipolar e uso de drogas. Por isso, estar por perto do “paciente” e agir, procurando ajuda médica especializada, pode salvar vidas.
A Dana apoia esta iniciativa há vários anos e desenvolveu material para a divulgação da campanha em várias mídias, para seu público interno e externo. “Este é um desafio de saúde pública que sempre começa como um problema de saúde mental pessoal”, afirma Luis Pedro Ferreira, Diretor de Relações Institucionais, Comunicação e Marketing da Dana. “Os números ajudam a dar uma noção do tamanho do problema, mas neste caso em especial a estatística é o que menos importa. Este é um assunto que segue cercado por preconceitos e tabus e esperamos que as doenças mentais sejam consideradas como o diabetes, a hipertensão, que podem ser tratadas – agir salva vidas, ” pondera Ferreira.
Saiba mais:
No site da ABP/Campanha