Neste dia 10 de julho, a Dana comemora 77 anos de atuação no Brasil. Desde suas origens como Albarus em uma pequena oficina mecânica em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, passando a fazer parte de uma das maiores fabricantes mundiais de autopeças, a Dana consolidou sua posição como líder no mercado brasileiro de sistemas de transmissão e direção.
Fundada em 1947 por Ricardo Bruno Albarro, imigrante alemão cujo nome foi adaptado para Albarus ao chegar ao Brasil, a empresa começou como a primeira fabricante de cruzetas na América do Sul. A busca incessante por aprimoramento técnico e qualidade logo levou a Albarus a firmar uma parceria crucial com a Spicer Manufacturing, uma divisão da Dana Corporation, em 1955. Dois anos depois, a Dana adquiriu ações da Albarus, marcando o início de uma história de sucesso e crescimento conjunto.
A década de 90 foi marcada pela transição da marca Albarus para a Dana, mas permanecendo como referência em produtos de transmissão de força no mercado de reposição automotiva, em conjunto com outra marca global icônica, a Spicer.
No Brasil, a Dana possui operações em Campinas, Gravataí, Jundiaí, Limeira e Sorocaba e um Centro de Distribuição para os produtos do Aftermarket em Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul. Na América do Sul, tem operações na Argentina, Colômbia e Equador, que são parte de uma rede global que inclui 139 fábricas em 31 países, empregando mais de 42.000 pessoas, que atendem mais de 10.000 clientes em 142 países.
Ao longo de 77 anos, a Dana desempenha um papel vital na indústria automotiva nacional, abastecendo as linhas de montagem dos fabricantes de veículos comerciais e leves, agrícolas, fora de estrada e industriais. Seus produtos estão presentes nos eixos dianteiros e cardans em nada menos do que 95% dos caminhões e ônibus que saem das fábricas brasileiras.
No aftermarket, reafirma seu compromisso com a excelência, através das marcas Spicer, Victor Reinz e Albarus, em produtos e serviços de alta qualidade que os profissionais e empresas do setor podem contar para crescer e melhor atender aos seus clientes.
Sempre mirando o futuro, a empresa se compromete com a sustentabilidade e a descarbonização, produzindo em suas operações no Brasil com 100% de energia certificada de fontes renováveis, além do desenvolvimento de novos produtos e sistemas que promovem a transformação para veículos movidos a combustíveis renováveis.
Neste aniversário especial, a Dana agradece a você e a todos que fizeram parte desta trajetória de vitórias e convida seus colaboradores, clientes e parceiros a continuar construindo um futuro mágico e sustentável.
Apaixonados pela Reposição
A Dana é líder de mercado no fornecimento de sistemas tradicionais e eletrificados para veículos comerciais médios e pesados que ajudam clientes do mercado de reposição a obter o melhor peso, desempenho e eficiência, assim como o menor custo de propriedade, independentemente da configuração do conjunto de transmissão. Desenvolve, fabrica e distribui produtos no mercado de reposição combinando uma rede global de 18 Centros de Distribuição com 145 grandes operações de manufatura, prestando serviço e suporte especializados, uma rede de serviço mundial com milhares de profissionais locais, que atendem as demandas de produtos de reposição para automóveis, caminhões leves e pesados, ônibus e equipamentos fora-de-estrada.
Sobre a Dana
Dana é líder no projeto e fabricação de soluções de propulsão e gerenciamento de energia altamente eficientes que alimentam veículos e máquinas em todos os mercados de mobilidade em todo o mundo. A empresa ajuda a moldar o progresso sustentável através das suas soluções de energia limpa e convencionais que apoiam praticamente todos os fabricantes de veículos mundiais com sistemas de transmissão e movimento; tecnologias eletrodinâmicas, incluindo software e controles; e soluções térmicas, de vedação e digitais.
Com sede em Maumee, Ohio, nos EUA, a empresa reportou vendas de 10,6 bilhões de dólares em 2023, com 42.000 pessoas em 31 países em seis continentes. Com uma história iniciada em 1904, a Dana foi nomeada entre as “Empresas Mais Éticas do Mundo” em 2023 e 2024 pela Ethisphere e como uma das “Empresas Mais Responsáveis da América do Norte em 2023” pela Newsweek. A empresa é impulsionada por uma cultura de alto desempenho que se concentra em valorizar uns aos outros, inspirar a inovação, crescer com responsabilidade e vencer juntos, ganhando reconhecimento global como um empregador de primeira linha.
Na América do Sul, tem operações na Argentina, Brasil, Colômbia e Equador que empregam cerca de 5.000 pessoas. Presente há 77 anos no Brasil, tem operações em Gravataí (RS), Campinas, Jundiaí, Limeira e Sorocaba (SP).
No mercado da reposição tem uma história de 77 anos de investimentos no Brasil, com produtos que são sinônimos de qualidade e tradição através das marcas Spicer, Victor Reinz e Albarus. Saiba mais em www.dana.com.br/aftermarket
Contato de Mídia
Relações Públicas e Imprensa para o Aftermarket Automotivo
Carla L. Nórcia
Cel. +55 11 98441-4243
e-mail: carla.norcia@insighttrade.com.br
Prezado colega, você também pode acessar esse e outros conteúdos em www.dananoar.com.br