A produtividade do transporte de cargas não pode parar. Em um segmento tão exigente como o de caminhões pesados, cada detalhe na manutenção pode significar a diferença entre um transporte eficiente e seguro e possíveis problemas operacionais.
Por isso, a Dana, líder mundial no fornecimento de sistemas de transmissão e presente nos eixos dianteiros e cardans em nada menos do que 95% dos caminhões que saem das fábricas, compartilha alguns cuidados com o cardan, peça vital para o funcionamento desses veículos:
- A manutenção preventiva é essencial para evitar surpresas desagradáveis e custos adicionais de reparo. Isso inclui a atenção ao eixo cardan e às barras de direção, que estão sujeitos às condições do pavimento e a vários contaminantes.
- Assim como as rodas, o eixo cardan pode sofrer desalinhamento e desbalanceamento, resultando em vibrações que podem prejudicar a experiência de direção, acelerando o desgaste das peças. O balanceamento do cardan é fundamental, especialmente com o aumento do uso e desgaste das peças ao longo do tempo. O desequilíbrio das massas pode levar a sintomas como vibrações, ruídos e folgas, indicando a necessidade imediata de manutenção.
- Além disso, a lubrificação adequada do cardan prolonga sua vida útil e evita problemas futuros. A aplicação correta do lubrificante, de acordo com as especificações do fabricante, é crucial para proteger o metal contra corrosão e oxidação, reduzir o atrito e dissipar o calor excessivo. Conheça o Manual de Lubrificação do Eixo Cardan, disponível no site Spicer.
Portanto, é muito importante a verificação regular do alinhamento e balanceamento do cardan, bem como a lubrificação adequada, a cada dois mil quilômetros. A substituição completa do óleo é recomendada a cada 160 mil quilômetros ou anualmente.
Respeitar as especificações de montagem e observar folgas no conjunto deslizante são práticas essenciais para garantir o bom funcionamento do eixo cardan. A aplicação correta de graxa nos pontos de lubrificação é crucial, especialmente em operações fora de estrada, onde o risco de desgaste prematuro é maior. E a escolha correta das peças de reposição (Spicer, é claro) é obrigatória.
Seguindo estas orientações, os proprietários de veículos pesados podem garantir um desempenho suave e seguro, evitando custos desnecessários e prolongando a vida útil de seus veículos.
Apaixonados pela Reposição
A Dana é líder de mercado no fornecimento de sistemas tradicionais e eletrificados para veículos comerciais médios e pesados que ajudam clientes do mercado de reposição a obter o melhor peso, desempenho e eficiência, assim como o menor custo de propriedade, independentemente da configuração do conjunto de transmissão. Desenvolve, fabrica e distribui produtos no mercado de reposição combinando uma rede global de 18 Centros de Distribuição com 145 grandes operações de manufatura, prestando serviço e suporte especializados, uma rede de serviço mundial com milhares de profissionais locais, que atendem as demandas de produtos de reposição para automóveis, caminhões leves e pesados, ônibus e equipamentos fora-de-estrada.
Sobre a Dana
Dana é líder no projeto e fabricação de soluções de propulsão e gerenciamento de energia altamente eficientes que alimentam veículos e máquinas em todos os mercados de mobilidade em todo o mundo. A empresa ajuda a moldar o progresso sustentável através das suas soluções de energia limpa e convencionais que apoiam praticamente todos os fabricantes de veículos mundiais com sistemas de transmissão e movimento; tecnologias eletrodinâmicas, incluindo software e controles; e soluções térmicas, de vedação e digitais.
Com sede em Maumee, Ohio, nos EUA, a empresa reportou vendas de 10,6 bilhões de dólares em 2023, com 42.000 pessoas em 31 países em seis continentes. Com uma história iniciada em 1904, a Dana foi nomeada entre as “Empresas Mais Éticas do Mundo” em 2023 e 2024 pela Ethisphere e como uma das “Empresas Mais Responsáveis da América do Norte em 2023” pela Newsweek. A empresa é impulsionada por uma cultura de alto desempenho que se concentra em valorizar uns aos outros, inspirar a inovação, crescer com responsabilidade e vencer juntos, ganhando reconhecimento global como um empregador de primeira linha.
Na América do Sul, tem operações na Argentina, Brasil, Colômbia e Equador que empregam cerca de 5.000 pessoas. Presente há 76 anos no Brasil, tem operações em Gravataí (RS), Campinas, Jundiaí, Limeira e Sorocaba (SP).
No mercado da reposição tem uma história de 76 anos de investimentos no Brasil, com produtos que são sinônimos de qualidade e tradição através das marcas Spicer, Victor Reinz e Albarus. Saiba mais em www.dana.com.br/aftermarket
Contato de Mídia
Relações Públicas e Imprensa para o Aftermarket Automotivo
Carla L. Nórcia
Cel. +55 11 98441-4243
e-mail: carla.norcia@insighttrade.com.br
Prezado colega, você também pode acessar esse e outros conteúdos em www.dananoar.com.br