O entretenimento é uma tendência crescente na produção de conteúdo. Séries e podcasts atraem engajamento e dão aquela força no processo criativo de quem vive produção de conteúdo em quaisquer tipos de comunicação, seja em matérias, seja nas redes sociais.
A jornalista Adriana Izel, pós-graduada em Jornalismo Digital e Produção Multimídia, especializou-se na cobertura de entretenimento nos últimos 10 anos. Foi uma das idealizadoras do blog e da coluna Próximo Capítulo, que fala sobre conteúdo televisivo.
Atualmente, Adriana é responsável pela newsletter Sommelier de Séries e faz colaborações para o portal Rolê com Pop escrevendo sobre televisão, streaming e cultura pop.
Por força do trabalho, mas também por prazer, diariamente escuta podcasts e, à noite, assiste a séries, filmes e realities. Conteúdos digitais nos mais variados formatos fazem parte do seu dia a dia, funcionam como uma saída estratégica para o prazer, mas também despertam sua criatividade para produzir conteúdo.
“O primeiro papel é servir como uma válvula de escape. Por ser um mergulho em universo completamente novo das histórias. Mas, como todo jornalista e criador de conteúdo, a mente nunca para. Então, as produções acabam servindo de inspiração para ideias de histórias, conteúdos e até de formatos narrativos”, conta.
Adriana deu dicas sobre conteúdos que a deixam informada e inspiram sua comunicação no dia a dia.
3 séries e 3 podcasts para inspirar sua produção de conteúdo
Séries
This is Us: Na série This is Us, o criador Dan Fogelman atinge o feito ao apresentar a empática história da família Pearson encabeçada pelo casal Jack (Milo Ventimiglia) e Rebecca (Mandy Moore). Já são cinco temporadas exibidas e uma sexta com estreia em janeiro. No Brasil, é possível assistir nos streamings do Prime Video e do Star+.
Por que assistir? Contar uma história de forma relacionável e bem desenvolvida é o grande desafio de qualquer comunicador e produtor de conteúdo.
Gilmore Girls: Disponível na Netflix, a série de 1999 retrata a história de mãe e filha, Lorelai (Lauren Graham) e Rory Gilmore (Alexis Bledel), que vivem na excêntrica cidade de Stars Hollow. A série tem sete temporadas, além do revival “A Year in the Life”.
Por que assistir? Os diálogos ágeis, cheio de sacadas e referências pops criadas pelo casal Amy Sherman e Daniel Palladino, são um refresco e uma inspiração para quem assiste.
Caso Evandro: Original do Globoplay, o seriado documental de Ivan Mizanzuk consegue mostrar um extenso trabalho de apuração jornalística ao abordar o desaparecimento de um menino de 6 anos. A história, que chegou a ficar conhecida no noticiário, ganha outro recorte no trabalho de Mizanzuk, revela informações não mostradas na época do fato, nos anos 1990. A série conta com 9 episódios.
Por que assistir? Pelo exemplo de um belo trabalho de investigação jornalística.
Podcasts
This is Brazil: Da dupla Pedro Duarte e Nícolas Queiros, o programa, lançado em meio à pandemia, utiliza áudios compartilhados em WhatsApp “para salvar o Brasil dele mesmo”, como os criadores gostam de definir. O humor e o sarcasmo são os pontos fortes do podcast. Novos episódios são lançados aos domingos a cada 15 dias.
Por que ouvir? O podcast é um exemplo de criatividade e brasilidade, sendo uma boa fonte de inspiração para sair da zona de conforto
G1 ouviu: Produzido pela equipe da editoria de Pop & Arte do portal G1, o podcast tem como principal objetivo ser um guia das novidades musicais. O programa analisa o cenário atual da música apontando novas tendências e explicando ritmos e artistas que estão fazendo sucesso no momento. Novos episódios divulgados semanalmente.
Por que ouvir? Para conhecer e entender os mais recentes fenômenos da música.
Café da Manhã: podcast da Folha de São Paulo, com episódios diários, o programa aborda de forma aprofundada os temas que estão no noticiário, com análises de especialistas e de jornalistas do veículo de comunicação.
Por que ouvir? É uma ótima forma de se manter informado sobre os principais assuntos do momento.