Que o mercado de NFT tem conquistado cada vez mais atenção do público e mais investimentos por parte de marcas de diversos segmentos, não é mais segredo para ninguém. Mercado que movimentou ao longo de todo 2021 mais de US$ 17 bilhões, tem sido a aposta de muitas marcas para revolucionar as relações de consumo e a oferta de experiências exclusivas e únicas para seus públicos. E a Volkswagen, uma das maiores montadoras de automóveis do mundo, acaba de comprovar, em sua estratégia de negócio, que os tokens não-fungíveis são uma ótima estratégia para geração de novos mercados e negócios. E o lançamento de nova coleção na próxima sexta-feira (22) chamada Blackout.
Em sete horas, o Digital Garage VW vendeu toda coleção de NFTs da Volkswagen, desenvolvido em parceria com a One Percent, startup brasileira, referência e líder em tecnologia blockchain na América Latina. O lançamento oficial da iniciativa aconteceu em 11 de abril em uma live nas redes sociais da montadora. “Apenas duas horas após a abertura das vendas, foram adquiridos mais da metade dos tokens que trazem cards com conteúdos exclusivos e especiais envolvendo os carros da Volkswagen”, destaca Fausto Vanin, co-founder da One Percent.
Por isso, a montadora resolveu antecipar uma nova coleção chamada Blackout que estava prevista para maio e foi lançada nesta sexta-feira (22/04) e em breve, lançará a funcionalidade de leilão para a venda de itens ainda mais raros para o público apaixonado por carros.
Ao todo, no lançamento foram reservados 600 packs e todos comercializados em apenas algumas horas na primeira plataforma sustentável de NFTs da América Latina criada pela One Percent, que compensa a pegada de carbono gerada na “mintagem” de cada token. “Acreditamos que o NFT está deixando de ser um mito para o público, uma vez que vem ganhando mais visibilidade e robustez no mercado. E a possibilidade de aquisição dos NFTs por meio de cartão de crédito, pix e em criptomoeda também contribuiu para o sucesso da ação”, destaca Vanin.
Na plataforma do Digital Garage, desenvolvida em 3 idiomas (português, espanhol e inglês) para armazenar, trocar e comercializar os itens digitais, o público encontrou de início, duas coleções. Uma delas é a GT Collection, com 23 modelos GT Series. A outra é a Pen&Paper, que reúne 45 sketches de modelos consagrados. Os cards têm três níveis de raridade: hero (cerca de 80% das imagens disponíveis), premium (aproximadamente 15% dos colecionáveis) e legend (menos de 5%). As vendas chamaram atenção do público brasileiro, mas também do público estrangeiro que já podia pagar via cartão de crédito ou criptomoedas.
A nova coleção trará ainda mais novidades e um design exclusivo. Traduzidas em uma técnica que interpreta os carros ressaltando suas características mais esportivas, a coleção blackout busca abstrair as linhas que reforçam a vocação de performance dos modelos, com traços bem livres que comunicam a mensagem esportiva de cada veículo representado. Modelos clássicos e contemporâneos, como Polo, Pointer, Apollo e Gol, em versões esportivas como GT, GLS, GTI e GTS.
A linguagem blackout, que propõe uma inversão de cores similar ao negativo de uma fotografia, representa o lápis branco sobre o papel preto, e carrega os itens de uma mensagem arrojada e moderna.
O próximo passo da plataforma Digital Garage VW será disponibilizar a opção de comprar itens ainda mais raros e colecionáveis a partir de leilões em que os usuários cadastrados poderão dar um lance e ao final do período do leilão, ganha quem der o lance maior. “Essa opção trará ainda mais vantagens aos apaixonados por carros, pois dá a oportunidade de adquirir itens exclusivos e únicos”, complementa Vanin.