É mais uma opção para anfitriões controlarem conversas paralelas
A plataforma Zoom anunciou na última quarta-feira (11) uma nova ferramenta bastante interessante para o andamento de aulas virtuais, nos ensinos à distancia. Chamada de “Focus Mode”, esse recurso permite que o anfitrião veja todos os convidados mas não o contrário, com usuários só tendo acesso à câmera de quem sedia – seja a imagem da chamada, seja apresentações. O “modo de foco” é flexível. Embora ninguém consiga se ver (enquanto ativado), a grade superior ainda é disponibilizada para que todos saibam quem está e não está na conferência. Além disso os convidados podem mandar reações em emoji durante a chamada.
Para professores é uma solução e tanto, facilitando o trabalho de dar uma aula de forma mais tranqüila, sem se preocupar com comunicação atravessada – uma prática frequente em turmas mais jovens. O Zoom também garante que, quem tiver interesse, pode tornar o recurso mandatório: só pode entrar na reunião quem se submeter ao processo. Show, né?
De acordo com a página oficial do recurso, o Focus Mode está disponível para todos os usuários desktop da plataforma, incluindo até mesmo quem não paga uma mensalidade ao Zoom. Recomendado a pequenos encontros – seja de família, seja de negócios – a ferramenta chega em um momento de uma nova alta de casos de Covid-19 por conta da variante delta, e a empresa confirma a ligação da disponibilização do recurso com a questão ao anunciá-la em meio a um post de dicas de como tocar aulas virtuais pela plataforma.
18 Instagram permite que usuário esconda comentários em posts populares
Rede social também traz filtro de palavras para ajudar contas a enfrentar ataques na forma de comentários e mensagens diretas
Na última terça-feira (10), o Instagram anunciou algumas ferramentas para ajudar usuários a lidarem com ataques de movimentos de ódio e cyberbullying, dois problemas recorrentes de toda rede social. São recursos simples e eficazes: as contas podem limitar respostas e escolher palavras para esconder nos comentários das publicações, diminuindo o alcance dessas práticas nos posts muito populares.
Ambas as ferramentas estão disponíveis desde o dia 9 e tem seu leque de utilidades. O Limits permite que o usuário esconda comentários e mensagens diretas de contas que não o siga ou tenha o seguido muito recentemente, além de emitir um alerta bem mais sólido e suspender posts quando alguém tenta promover um conteúdo ofensivo. Já o Hidden Words atua como um filtro de palavras tradicional e vale também para as DMs, colocando toda mensagem com o termo selecionado em uma pasta própria – e você pode esconder a mesma.
No anúncio oficial, o CEO Adam Mosseri escreve que as duas novidades servem como respostas naturais a pesquisas internas da companhia, que mostram como grande parte das ações negativas contra figuras públicas vem de contas que não as seguem ou apenas a seguiram poucas horas antes do ocorrido. O executivo ainda cita a Eurocopa 2020 como exemplo recente dessa tendência, conforme os ataques de ódio e racistas a jogadores da seleção inglesa exibiram esse padrão de comportamento.
O Limits, em particular, atende todas essas demandas. “Criadores de conteúdo nos dizem que eles não querem desligar por completo os comentários e mensagens; eles ainda querem ouvir de sua comunidade e construir relações” escreve Mosseri; “O Limits permite que você ouça seus seguidores de longa data enquanto limitando o contato com pessoas que podem estar vindo para seu perfil apenas para te tornar um alvo”.