Conquista do Sindirepa-SP, por meio da Câmara de Colisão, é fruto do trabalho realizado há mais cinco anos para negociação de várias questões que envolvem o relacionamento entre oficinas e seguradoras
O Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado e São Paulo, promove uma série de ações voltadas a todos os segmentos relacionados às atividades da reparação automotiva, com intuito de promover o desenvolvimento das empresas do setor.
Preocupada com as empresas do setor de funilaria e pintura que trabalham diretamente com as seguradoras, a Câmara de Colisão do Sindirepa-SP vem atuando fortemente há anos para garantir condições melhores para as oficinas que trabalham com companhias de seguro.
Recentemente, obteve mais uma conquista importante que interfere diretamente na redução do custo operacional destas empresas: a livre escolha entre os três sistemas de orçamentação disponíveis no mercado denominados de Orion, Audatex e Cilia.
Paulo Amaral, membro da Câmara de Colisão, explica que essa iniciativa resulta em redução de mais de 60% com despesas com a contratação das empresas de sistemas não precisando mais pagar pela assinatura de todos os sistemas.
Como as seguradoras na atualidade integram os seus sistemas corporativos com mais de uma empresa de software de orçamentos, as empresas podem até optar por apenas um deles, dentre os três disponíveis. Esta condição, que diminui o custo substancialmente, é um benefício que acaba sendo estendido às oficinas de todo o Brasil que atuam com seguradoras. Entretanto, no caso do estado de São Paulo, se a empresa for associada ao Sindirepa-SP, tem ainda desconto em cima dessa redução com a livre escolha dos sistemas.
Na prática, a iniciativa acaba também garantindo mais eficácia na gestão do sistema e melhoria da produtividade, sem falar da redução na folha de pagamento, uma vez que, com vários sistemas para acessar, era necessário, muitas das vezes, ter mais de um profissional dedicado a esta função que é fundamental para o resultado da oficina. Tudo isso face à peculiaridade de cada sistema. “Ao invés de gerir até quatro sistemas, o profissional passa a cuidar somente de dois, dependendo da empresa e com quais companhias de seguros trabalham”, afirma.
Esta é mais uma entre as inúmeras conquistas da Câmara de Colisão do Sindirepa-SP que realiza reuniões com a FenSeg – Federação Nacional de Seguros Gerais. Para exemplificar outras iniciativas importantes que impactam na relação das oficinas com seguradoras e que interferem diretamente na receita, a câmara juntamente com a Federação, foram responsáveis pela exigência de as empre sas de sistemas de orçamentação apresentarem boletins mensais com informações sobre alterações de tempos de mão de obra em suas bases de dados, constando qualquer mudança efetuada nos sistemas, gerando, assim, mais transparência e controle das informações por parte das oficinas.