Como as picapes médias estão em alta no mercado mundial, ter uma versão esportiva tem aumentado as vendas e visando esse mercado, as montadoras estão disputando modelos voltados a uma maior potência e motorização.
Desta forma a Toyota está trabalhando em uma nova versão da picape Hilux, que deve substituir a versão Rugged X que é vendida na Austrália, porém terá várias mudanças que irão bem além de visual e ajustes mecânicos.
Na picape vendida na Austrália ela já efetuou algumas modificações, que foi o aumento da altura em relação ao solo de mais 20mm e pneus 140mm mais largos.
A montadora japonesa também modificou a suspensão, estendendo o braço e a barra estabilizadora dianteira, além de um novo ângulo para o amortecedor melhorando sua eficiência e ainda tem eixos traseiros estendidos, amortecedores traseiros mais próximos das rodas e uma nova barra estabilizadora na parte de trás.
A empresa diz que isso aumenta a rigidez em 20%. Ainda tem novos freios a disco ventilados na traseira e discos dianteiros de 17″. Contudo, uma mudança na motorização será necessária para esta possível versão esportiva da Hilux.
Então a Toyota pensa na possibilidade de adotar o motor 3.3 V6 turbodiesel do novo Land Cruiser, que possui 310 cv e 71 kgfm e assim, superando a potência de sua principal rival a Ford Ranger Raptor, com motor 3.0 V6 turbo a gasolina, nas variantes de 288 cv e 397 cv.
Esta demora da Toyota em definir o futuro da Hilux esportiva, pode causar outro efeito, empurrando a variante para a próxima geração da picape média.
A fabricante está trabalhando no veículo, testando na Tacoma, versão norte-americana da Hilux, com a plataforma modular TNGA-F e que será lançada entre 2023 e 2024. Adotará uma inédita versão com sistema híbrido-leve diesel e há especulações até sobre uma variante híbrida de verdade.
A marca japonesa pediu para que os especialistas em transformações radicais da Arctic Trucks, desenvolvessem uma edição especial e limitada da sua pick-up. (Brasil do Trecho)