Em maio, os modelos mais vendidos foram o Sandero, Fiesta, HB20 e Pálio
Os reflexos causados pela alta da taxa de juros, preço de combustíveis e produção em baixa de veículos novos fazem com que o brasileiro continue a optar por veículos usados e seminovos. Seguindo a tendência dos últimos meses, os consumidores mantêm a escolha pelos veículos compactos e econômicos na InstaCarro, startup que auxilia a venda de veículos usados ou seminovos em até 24 horas.
Segundo pesquisa da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), 89% dos consumidores têm intenção de comprar um veículo ainda esse ano. Dos entrevistados que já possuíam veículos, a intenção de compra de um usado é 85%. Já os que não possuem veículo, 93% têm intenção de compra, crescimento de 5%.
“Mesmo que o mercado se recupere e atinja índices observados antes da pandemia, a população pode demorar para deixar de sentir o impacto e reflexos de toda a crise econômica. Obviamente, os preços dos carros usados e seminovos permanecerão atrativos em comparação com os veículos novos”, avaliou o executivo.
Com o mercado aquecido, hoje o perfil de consumo dos brasileiros permanece sendo cauteloso e voltado aos veículos econômicos. Na InstaCarro lideram o ranking dos mais vendidos em maio os modelos: Sandero, com 4,76% de negociação, Fiesta (4,07%), HB20 (3,25%) e Palio (2,79%). Abaixo a lista dos mais vendidos no período e os respectivos modelos mais negociados em São Paulo e no Rio de Janeiro: