Estão abertas as inscrições para o Programa de Jornalistas Internacionais (IJP, na sigla em alemão), que oferecerá bolsas para jornalistas atuarem por dois meses na redação de algum veículo midiático da Alemanha. As bolsas de estudos serão para maio e junho de 2025 e têm como objetivo fomentar as relações entre jornalistas da Alemanha e da América Latina. As inscrições vão até 17 de novembro.
O programa inclui um seminário introdutório de vários dias, de 26 a 30 de abril de 2025. Em maio e junho, os bolsistas latino-americanos permanecerão em Berlim. Depois, outro seminário será realizado em 28 e 29 de junho. A participação em ambos os seminários é obrigatória. Além disso, está prevista para o final de maio uma viagem de uma semana a duas ou três cidades da Alemanha, exclusivamente para bolsistas latinos.
Ao fim do programa, os jornalistas participantes passarão a fazer parte da rede de ex-alunos do IJP, que permanece ativa e estende a relação para além da duração da bolsa. Podem se inscrever jornalistas entre 25 e 38 anos, que estejam atuando como estagiários, redatores ou freelancer em mídia impressa, rádio, televisão ou online. Um requisito importante é bom conhecimento da língua alemã, mas bom domínio do inglês também pode ser aceito sob certas condições.
Para jornalistas da América Latina, a bolsa de estudos consiste em uma quantia de 4.000 euros. Do total, 3.500 euros serão pagos no início da bolsa de estudos, e os 500 euros restantes após a apresentação de um relatório da bolsa. Com este dinheiro, os bolsistas devem cobrir todas as despesas básicas da viagem, incluindo passagem aérea, transporte, hospedagem e alimentação. O IJP não será responsável por nenhum custo extra.
Inscrições devem ser feitas até 17 de novembro. É preciso enviar a inscrição via e-mail em formato PDF para a representação alemã de sua região. A inscrição deve conter uma carta de preferência em alemão (ou em inglês como segunda preferência), explicando motivos para participar do programa, interesse na Alemanha e meio de comunicação preferido para a estadia; currículo profissional; links para três trabalhos profissionais realizados; três tópicos a serem investigados no programa; e uma carta de recomendação do editor ou chefe do veículo onde o candidato trabalha.
Confira a lista de e-mails de acordo com a região:
- Consulado Geral da Alemanha São Paulo – Estados: São Paulo, Parána e Mato Grosso do Sul. E-mail: pr-100@saop.diplo.de
- Consulado Geral da Alemanha Rio de Janeiro – Estados: Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. E-mail: pr-10@rio.diplo.de
- Consulado Geral da Alemanha Recife – Estados; Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. E-mail: info@reci.diplo.de
- Consulado Geral da Alemanha Porto Alegre – Estados: Rio Grande do Sul e Santa Catarina. E-mail: info@porta.diplo.de
- Embaixada em Brasília – Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins; além do Distrito Federal. E-mail: pr-11@bras.diplo.de
Fonte: Portal dos Jornalistas