As ferramentas do Jornalismo Digital são os principais recursos que se diferenciam do Jornalismo Tradicional.
Isso acontece porque o ambiente digital exige que os conteúdos feitos nela sigam critérios para que sejam conteúdos consumidos.
Separamos as três principais ferramentas para você entender e se aprofundar nos estudos e se tornar um jornalista de sucesso no ambiente digital.
HiperLink
O hiperlink é a inserção de um link em uma frase ou palavra que conecta o leitor com outro conteúdo. Por exemplo, se eu inserir um link na palavra Social Media e o leitor tiver interesse em estudar mais sobre o assunto, é só clicar na palavra.
Esse recurso no jornalismo digital é muito importante para a interação e conexão entre os conteúdos. Dessa forma, o leitor tem a chance de consumir diversos tipos de conteúdos a partir de um.
SEO
As técnicas de SEO são, sem dúvida, as ferramentas do jornalismo digital mais importantes que devem ser dominadas. São elas que fazem o seu conteúdo aparecer nos resultados dos sites de busca.
Além disso, as técnicas de SEO alinham o seu conteúdo para que ele fique de acordo com a linguagem do ambiente digital, ou seja, com frases curtas e parágrafos pequenos.
Por isso, elas são tão importantes para o produtor de conteúdo na internet.
Interação
Estimular a interação é fundamental para saber como o público recebe o conteúdo.
O ambiente digital permite isso, permite esse tipo de interação, a partir de comentários, compartilhamentos e conversas por mensagens.
Além disso, a interação engaja o seu conteúdo, se tornando uma ferramenta no ambiente digital que permite que mais pessoas acessem a sua produção.
O estimulo da interação pode ser feito através do Call to Action, convidando o consumidor de conteúdo para interagir através de mensagens e comentários.
Fonte: Academia do Jornalista / Daniella Mendes